Cuidados com o motor elétrico

Publicado em: 25/09/2020

Autor/fonte: Celbras

Assim como as correias, as polias, os rolamentos e todos os outros componentes de um sistema, o motor elétrico também precisa de cuidados e manutenção preventiva.

A atenção deve começar antes mesmo de se adquirir o motor elétrico. Se o mesmo estiver subdimensionado, ele pode até funcionar, mas em algum momento ele vai sobrecarregar com o trabalho excessivo podendo parar de funcionar, bem como, danificar outras partes da máquina.

Além do dimensionamento do motor elétrico, deve ser levado em consideração o local onde ele irá trabalhar. Por exemplo, se a atmosfera ambiente for úmida, corrosiva ou contiver substâncias ou partículas abrasivas, é necessário assegurar o correto grau de proteção.

Em momento algum os motores elétricos poderão ser cobertos por estruturas que possam impedir ou diminuir a livre circulação do ar de ventilação. Bem como as aberturas de entrada e saída de ar do motor elétrico não podem ser obstruídas.

É necessário também evitar no sistema as variações de tensão. Com uma corrente em carga aumentada pela queda de tensão, o motor elétrico se aquecerá, aumentando assim as chances de perdas.

Se o sistema exige partidas frequentes de motor elétrico, isso deve ser levado em consideração no projeto para a escolha do equipamento correto.

Falhas no alinhamento, fixação insuficiente e folgas excessivas dos mancais podem gerar vibrações anormais no motor elétrico e levá-lo a sofrer perda em sua eficiência.

Falando mais sobre os mancais, é importante também prestar atenção à correta lubrificação dos seus rolamentos. Pouca lubrificação não é bom, mas lubrificação excessiva também é prejudicial.

Toda essa atenção com seu motor elétrico vai fazer com que você previna de acontecer esses defeitos mais comuns:

- Estator queimado por sobrecarga;

- Queima por falta de fase;

- Curto entre duas fases;

- Fase interrompida;

Claro que todo motor elétrico tem sua vida útil, mas cuidando bem dele, ele vai trabalhar com muito mais eficiência.

Para te ajudar a escolher seu motor elétrico de uma olhadinha em nossos catálogos e se por acaso seu motor elétrico der defeito, nós também fazemos manutenção.

Conheça a Celbras

Celbras, sediada em Jundiaí - SP é uma empresa especializada em comercializar produtos para manutenção industrial e atende empresas do Brasil todo dos mais variados ramos.

Caso ainda tenha dúvidas sobre algum dos produtos que trabalhamos, entre em contato conosco, solicite um catálogo dos nossos produtos ou faça-nos uma visita.

Posts por Mês
  • Maio / 2021 - 2 posts
  • Abril / 2021 - 7 posts
  • Março / 2021 - 2 posts
  • Fevereiro / 2021 - 3 posts
  • Janeiro / 2021 - 2 posts
  • Dezembro / 2020 - 2 posts
  • Agosto / 2020 - 2 posts
  • Julho / 2020 - 5 posts
  • Junho / 2020 - 5 posts
  • Outubro / 2019 - 4 posts
  • Setembro / 2019 - 3 posts
  • Novembro / 2018 - 4 posts

Contatos

vendas@celbras.com.br
(11) 4807.1618

Horário

Segunda à Sexta
Das 07h30 às 17h30

Endereço

Rua 23 de Maio, 454 - Vianelo - Jundiaí - SP - CEP 13.207-070