Redutores de velocidade: tipos e funcionamento

Publicado em: 19/11/2018

Autor/fonte: Celbras

Os redutores de velocidade são equipamentos mecânicos muito utilizados mundialmente no ramo industrial e, como o próprio nome sugere, possuem como função primordial reduzir a rotação bem como multiplicar o torque dos eixos de uma transmissão. Podem ser do tipo Rosca e Sem Fim, de Engrenagens Retas, de Engrenagens Helicoidais, de Engrenagens Cônicas, Planetários, entre outros tipos. Os redutores de velocidade são compostos por várias peças:  eixos de entrada e eixos de saída,  engrenagens, coroa sem fim, carcaça, rolamentos, retentores, radiadores, bomba de óleo, chavetas, respiros e tampões.

 

Fabricados em alumínio ou ferro fundido, os redutores podem ser acionados por motores elétricos, motores estacionários, motores hidráulicos ou então pelos eixos existentes na transmissão. Os redutores de velocidade são versáteis e podem ser fabricados em diferentes escalas de redução, potência, modelos, formas construtivas, de acordo com a necessidade de aplicação. Redutores de velocidade podem ainda ser acoplados diretamente nos motores elétricos (montagem monobloco, que é a mais utilizada atualmente, onde a flange do motor se encaixa na flange do redutor e o eixo do motor é introduzido diretamente num furo do sem fim do redutor), com acoplamentos elásticos entre os eixos do redutor e motor, bem como podem ser acionados por correias e polias, correntes ou engrenagens. Podem ser fixados na máquina por meio de braço de torção, flange de saída, eixo postiço, ou mesmo aos acoplamentos flexíveis.

 

Versatilidade e alta performance

Temos excelentes performances de redutores montados com inversores de frequência, que possibilitam a regulagem da rotação de saída do redutor conforme as necessidades de sua aplicação. As rampas de aceleração e desaceleração diminuem o impacto entre coroa e o sem fim aumentando a vida útil do equipamento; os redutores montados com servomotores são utilizados nas máquinas que necessitam de precisão e controle na rotação e paradas; já nos equipamentos que necessitam somente de parada instantânea os redutores de velocidade são montados com motofreios. 

 

Os redutores de velocidade podem ser aplicados em agitadores, moendas, britadeiras, pontes rolantes, extrusoras, elevadores, esteiras transportadores, transportadores a rosca e em muitos outros equipamentos. De modo geral, os redutores de velocidade são equipamentos indispensáveis dentro do ramo industrial e vieram para otimizar o trabalho dos acionamentos. Os redutores de velocidade mais comuns no mercado são os redutores de velocidade montados com coroa e rosca sem fim, pois possuem um ótimo custo benefício.  

 

Conheça a Celbras

A Celbras, sediada em Jundiaí - SP, é uma empresa especializada em produtos industriais, está no mercado desde 2011 e atende diretamente mais de 30 municípios, despachando produtos para o Brasil inteiro. Atendemos cidades do interior paulista, como Campinas, Osasco, Atibaia, Itupeva, Louveira, Cajamar e muitos outros.  Caso ainda tenha dúvidas sobre redutores de velocidade, entre em contato conosco através das redes sociais, solicite um catálogo dos nossos produtos ou nos faça um visita. É sempre uma honra poder estabelecer laços com nossos clientes e poder oferecer as melhores soluções para o seu negócio.

 

Posts Anteriores
  • Novembro / 2018 - 3 posts

Contatos

vendas@celbras.com.br
(11) 4807.1618

Horário

Segunda à Sexta
Das 07h30 às 17h30

Sábados
Das 08h00 às 12h00

Endereço

Rua 23 de Maio, 454 - Vianelo - Jundiaí - SP - CEP 13.207-070 

WhatsApp
Mapa