Mangueiras de silicone: onde e como utilizar

Publicado em: 21/11/2018

Autor/fonte: Celbrás

Você já precisou transportar algum gás ou líquido com baixa pressão, mas encontrou dificuldades para realizar essa tarefa? As mangueiras de silicone podem ser uma ótima opção para solucionar o seu problema. Além de ser um material com um custo benefício incomparável, as mangueiras de silicone, também chamadas de tubos de silicone, podem se mostrar muito vantajosas em diversos fatores. O silicone é um material muito resistente, elástico e flexível, o que permite que as mangueiras sejam expostas a altas temperaturas sem que seja deformadas. Além disso, devido a sua flexibilidade, também suportam variações mecânicas e fadiga. Outro ponto positivo é que as mangueiras de silicone podem ser produzidas na versão atóxica, o que amplia a possibilidade de aplicação, podendo ser utilizada na indústria alimentícia.

 

Aplicação

A versatilidade das mangueiras de silicone é tão ampla, que pode ser encontrada nos mais diversos ambientes, de hospitais à indústrias alimentícias, químicas, mecânicas e cervejarias. Indústrias alimentícias, por exemplo, utilizam as mangueiras para o transporte do insumo dentro das fábricas, o que facilita e agiliza os procedimentos de produção. 

Na agricultura, as mangueiras também podem ser utilizadas para a irrigação das plantações,bem como na distribuição de insumos e sementes. Para quem gosta de uma boa cerveja, saiba que no processo de produção, as cervejarias também utilizam os tubos de silicone para gerar esta deliciosa bebida alcoólica. As mangueiras de silicone também são usadas em narguilés!

 

Cuidados

Por serem feitas de silicone essas mangueiras já tem uma vida útil elevada, porém, algumas cautelas podem prolongar ainda mais esse tempo. Evitar dobrar a mangueira e não armazená-la próxima a objetos cortantes, também são cuidados que evitam que o silicone seja danificado. 

Lembre-se também de realizar uma higienização constante, isto é fundamental para a preservação do material e evita possíveis contaminações. Na hora da compra, você encontrará a mangueira de silicone em diferentes diâmetros internos e espessuras de parede, por isso, é preciso certificar-se do diâmetro que melhor atenderá a sua necessidade.

 

Material de produção

De acordo com a Wikipedia, silicones são compostos quimicamente inertes, inodoros, insípidos e incolores, resistentes à decomposição pelo calor, água ou agentes oxidantes, além de serem bons isolantes elétricos. Podem ser sintetizados em grande variedade de formas com inúmeras aplicações práticas, por exemplo, como agentes de polimento, vedação e proteção. São também impermeabilizantes, lubrificantes e na medicina são empregados como material básico de próteses. Atualmente estima-se que os silicones são utilizados em mais de 5.000 produtos. O termo silicone é o termo inglês para a classe de compostos químicos cujo nome correto em português é silicone, em função da sua semelhança da sua fórmula geral com as cetonas.

 

Derivado do cristal de rocha quartzo, é considerado produto inorgânico; devido a isto, tem como uma de suas principais características, a vida útil mínima de 10 anos. Os silicones são altamente resistentes ao ultravioleta e intemperismos, tais como efeito ozona, altas ou baixas temperaturas ambientes (em geral de -45 a +145 °C). Tecnicamente chamados de siloxanos polimerizados ou polissiloxanos, eles são polímeros mistos de material orgânico e inorgânico com a fórmula química [R2SiO]n, onde R = grupo orgânico como metil, etil, e fenil; esses materiais consistem de um esqueleto inorgânico silício-oxigênio (…-Si-O-Si-O-Si-O-…) com grupos laterais orgânicos ligados aos átomos de silício. Variando o comprimento da cadeia principal, o tipo dos grupamentos laterais e as ligações entre cadeias, os silicones podem ser sintetizados com uma grande variedade de propriedades e composições. Podem variar de consistência líquida a de gel, borracha ou plástico duro. As características físico-químicas do silicone são especialmente determinadas pelo fato da grande mobilidade da sua cadeia, uma vez que o impedimento espacial é pequeno neste grupo de produtos.

 

Conheça a Celbras

A Celbras, sediada em Jundiaí - SP é uma empresa especializada em distribuir produtos industriais, com experiência de mais de três décadas, atende diretamente mais de 30 municípios do interior paulista, como Campinas, Indaiatuba, Valinhos, Vinhedo, Louveira, Itatiba, Bragança Paulista, Atibaia, Itupeva, Itu, Salto, Cajamar, Santana de Parnaíba, Caieiras, Franco da Rocha, Francisco Morato, Várzea Paulista, Campo Limpo Paulista e muitos outros. Além disso, também despacha todos produtos para o Brasil inteiro.

Caso ainda tenha dúvidas sobre algum dos produtos que distribuímos, entre em contato conosco através das redes sociais, solicite um catálogo dos nossos produtos ou faça-nos uma visita.

Posts Anteriores
  • Novembro / 2018 - 3 posts

Contatos

vendas@celbras.com.br
(11) 4807.1618

Horário

Segunda à Sexta
Das 07h30 às 17h30

Sábados
Das 08h00 às 12h00

Endereço

Rua 23 de Maio, 454 - Vianelo - Jundiaí - SP - CEP 13.207-070 

WhatsApp
Mapa